Neste ano em que estaremos comemorando o Centenário da construção da Estrada de Ferro ligando a cidade de Ijuí ao resto do mundo, em 1912, queremos reproduzir aqui diversos artigos, reportagens e publicar fotos que lembram e registram este grandioso acontecimento, o qual foi um dos fatores determinantes que contribuiram na elevação da então Colônia de Ijuhy a condição de Vila e município de Ijuí, deixando de ser apenas o 5o. Distrito do município de Cruz Alta.
Reprodução da foto de Daiane Kowaleski publicada no "Portal Ijuhy.com" |
Nesta perspectiva, queremos registrar aqui que o Portal Ijuhy.com fez no dia 20 de março de 2010 uma excelente reportagem com a jovem ijuiense Daiane Kowaleski Miranda, de 20 anos, que estuda há um ano as ferrovias no Estado do Rio Grande do Sul. Ela faz parte do Centro Gaúcho de Estudos de Preservação Ferroviária e da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária.
Na época ela estava pesquisando/construíndo uma linha do tempo com a história das ferrovias. Para isso ela fez diversas visitas ao Museu Antropológico Diretor Pestana de Ijuí e está em busca dos antigos ferroviários.
Reproduzimos aqui o resumo da linha do tempo publicado no "Portal Ijuhy.com" e que Daiane desenvolveu:
"No dia 29 de julho de 1920, o governo da união passou para o estado do Rio Grande do Sul a administração das ferrovias localizadas no seu território, o mesmo acontecendo no restante do país. Neste ano, foi criada a Viação Férrea do Rio Grande do Sul (VFRGS).
Houve um aumento de ramais nas ferrovias gaúchas que passaram de 2.300km para 3650km. Em média trafegavam cerca de 70 transportes de passageiros no Rio Grande do Sul diariamente.
Em 30 de setembro de 1957, surgiu a Rede Ferroviária Federal (RFFSA) em conseqüência da decadência das “estradas de ferro” existentes no Brasil. As 42 ferrovias que existiam foram incorporadas à nova rede ferroviária num sistema de regionais, resumidas em 18.
Mas, não resistindo à concorrência das rodovias, em 1977, a Rede Ferroviária Federal foi desestatizada, sendo criados seis sistemas regionais. Porém, em 5 de dezembro de 1999, a RFFSA foi extinta, sendo criada a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), que ainda hoje é o órgão que fiscaliza e controla o que sobrou do transporte ferroviário no país.
Em 1997, a Ferrovia Sul Atlântico ganhou o processo de concessão da ferrovia, e passou a operar a malha Sul, formada pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Mais tarde, em 2000, a FSA mudou sua razão social para ALL, e aumentou significativamente sua malha ferroviária, estando em operação até os dias de hoje.
O ramal de Santo Ângelo foi construído pelo Batalhão Ferroviário, e, embora aprovado desde 1895, somente em 1911 foi entregue seu primeiro trecho ligando Cruz Alta, na linha Marcelino Ramos-Santa Maria a Ijuí.
Em 1915 chegou a Catuípe, depois a Santo Ângelo (1921), a Giruá (1928) e somente em 1940 chegou em Santa Rosa. Era chamado de "Ramal de Ouro" por causa da grande quantidade de mercadorias que transportava. Trens de passageiros trafegaram pelo ramal certamente até os anos 1980, e o ramal hoje está uso pela América Latina Logística (ALL).
A estação ferroviária de Ijuí somente foi inaugurada em 11 de Outubro de 1911. Até pelo menos 1981 eram reportados trens de passageiros até a estação". Por sua importância histórica para Ijuí sugerimos a leitura completa da reportagem, a qual está disponível no seguinte endereço: <http://ijuhy.com/noticia-ler.php?id=11937>.
Amigo Bage... a cada dia seu blog esta mais e mais interessante.....abracos
ResponderExcluir