domingo, 5 de dezembro de 2010

Principais efemérides de Ijuí entre os anos de 1890 - 1940

     Efemérides significam segundo a Wikipédia em latim, "memorial diário", "calendário" (ephemèris,ìdis), ou, em grego, "de cada dia" (ephémerís,îdos). A palavra efêmero/a ("que dura um dia") tem a mesma etimologia.
    Uma efeméride é um fato relevante escrito para ser lembrado ou comemorado em um certo dia, ou ainda uma sucessão cronológica de datas e de seus respectivos acontecimentos. Há a possibilidade de classificá-la de diversas formas, como, por exemplo, histórica, vexilológica ou hagiográfica.
     Na revista e Álbum Comemorativo do Cinqüentenário de Ijuí, publicado no dia 19 de outubro de 1940 encontramos de forma ordenada o primeiro registro histórico das principais efemérides do município de Ijuí, levantadas desde quando da fundação da Colônia de Ijuí até o registro das grande Exposição Agro-Pecuária-Industrial realizada no dia 19 de outubro de 1940, durante as festividades do cinqüentenário de Ijuí.
     Reproduzimos abaixo a seqüência de páginas publicadas no Álbum Comemorativo ao Cinqüentenário que relacionam cronologicamente os principais fatos e acontecimentos da cidade de Ijuí até 1940:

sábado, 4 de dezembro de 2010

Primeiro voo Ijuí - Porto Alegre pela VARIG em 1954


Envelope comemorativo com o carimbo do primeiro voo Ijuí - Porto Alegre realizado pela VARIG no dia 12 de janeiro de 1954.

Debate e polêmica: Presença de representação indígena na FENADI


 Aldo Berro, professor de história em Ijuí, pesquisador de culturas, sociedades e povos antigos, através de um artigo em seu blog:http://alboberro.blogspot.com/2010/10/fenadi-2010-polemica-etnica.html levanta o debate e a polêmica sobre a presença ou não de representação dos povos indígenas dentro do Movimento Étnico denominado de FENADI - Feira Nacional das Culturas Diversificadas de Ijuí, surgida em 1985, e realizada anualmente nas dependências do Parque de Exposições Wanderley Burmann.
O questionamento de Aldo surge diante do fato de que a FENADI foi criada com o principal objetivo de “resgatar” algumas coisas das culturas dos grupos “colonizadores” que vieram aqui se instalar para tornar  possível a existência da Colônia de Ijuí. Portanto, como a cidade de Ijuí foi formada exclusivamente por famílias de colonos europeus oriundos das colônias velhas já criadas pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul no século XIX, não há embasamento histórico e social da participação e o envolvimento dos grupos indígenas ou ameríndios na proposta da FENADI, sem que com isso venhamos desvalorizar ou reconhecer que certamente, antes mesmo do “homem branco” chegar por aqui, eles já habitavam essas terras, e certamente também tiveram um papel importante na construção e progresso da cidade de Ijuí.
No final do artigo Aldo coloca ainda: “...Se a questão é se deve-se ou não criar um espaço para os “índios”, é claro que sim, mas com o devido respeito e importância que os mesmos merecem, e principalmente que nós historiadores, os ajudemos a resgatar a historia que os ditos civilizados fizeram questão de destruir, pois hoje se os indígenas estão na condição que estão é porque perderam sua cultura, destruída pelos colonizadores, e pelo preconceito de pessoas que os vem como diferentes do homem branco e que não devem ter uma vida contemporânea, com todas as comodidades que temos”.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Ijuí > Ontem & Hoje! - Primeira sede do Jornal Correio Serrano

Imigrante alemão que fotografou Ijuí a partir da década de 1930

     O professor José Augusto Fiorin, graduado em História e pós-graduado em Ciências Sociais reproduz em seu blog importante artigo01 no qual revela que o “hobby” do imigrante alemão, Christian Walter, um dos proprietários do “Moinhos Walter” ou “Moinho Ijuí”,02 era – além de industrialista da farinha - também fotógrafo nos dias de folga. 
O fotógrafo Christian Walter tinha Ijuí em seu coração
 Além de registrar fatos e acontecimentos importantes na família também gostava de bater fotos da cidade de Ijuí que lhe acolheu com muito amor e carinho. 
Nesta foto batida por Christian Walter aparece a Praça da República em 1941, depois de reformada pela administração do Prefeito Emílio Martins Bührer. O coração de Ijuí foi mudado para mostrar a todos que o ciclo do coronelismo de Dico estava definitivamente superado. A foto foi clicada por Christian em frente da Igreja da Natividade. Aparecem ainda os prédios da Prefeitura, do Clube Ijuí e do Edifício Hocevar.
A revelação desse “hobby”foi feita por seu filho Harry Walter (hoje com mais de 80 anos). O qual informou ao professor Hilário Barbian que o gosto de fotografar do seu pai começou por volta de 1935, e dali para frente centenas de fotos foram batidas por Christian Walter. 
Outra foto histórica de Ijuí colhida por Christian Walter em torno do meio dia de um domingo de julho de 1934. O fotógrafo postou-se em frente do local onde hoje está o Edifício Moreno, conseguindo clicar uma vista inédita da cidade. A Rua do Comércio, acima dos trilhos, ainda era de chão batido. No horizonte, ainda havia matos nativos.
 Ele era um homem com visão de futuro e das mudanças que sempre acontecem, e assim justificava seu interesse em fotografar dizendo sempre que “no futuro meus filhos e meus netos poderão ver como era a cidade de Ijuí...”. Registrado na reportagem como o “alemão imigrante que gostava de fotografar Ijuí”, Christian Walter deixou não somente para a família este grande presente, mas também para todos ijuienses que amam esta terra imagens inéditas e sem dúvida históricas, que nos mostram um pouco mais de como era a cidade de Ijuí no século XX.
O registro de Christian agora é da rua do Comércio, no dia 25/jul/1937: 1) Consultório do Dr. Kulmann, hoje Relogioaria Vogt; 2) Antigo ônibus Chevrolet da Viação Koch, de Panambi, enfeitado devido ao Dia do Colono; 4) Oficina mecânica de Alberto Sabo; 5) Casa de Móveis de Alberto Jost; 6) Edifício de um Hotel, hoje Loja Quero-Quero; 6) Edifício que foi a 1ª sede da Rádio Progresso.

Importante:

1.  O artigo publicado no blog do professor José Augusto Fiorin em relação ao texto original escrito  pelo professor Hilário Barbian e publicado originariamente no jornal “Hora H”, de Ijuí,  na seção "A história através da fotografia", no dia 27 de março de 2007, é o mesmo, apenas está mais enriquecido por mais fotografias.
2. O “Moinho Ijuí” está localizado na rua Bento Gonçalves (e recentemente comemorou 85 anos de atividades em Ijuí). Para ver a reportagem sobre as festividades e o histórico da indústria acesse: http://www.ijuhy.com/noticia-ler.php?id=19293

sábado, 13 de novembro de 2010

Exposição virtual "Memória das Urnas" em Ijuí

Queremos socializar aqui a excelente exposição virtual disponibilizada pelo Museu Antropológico Augusto Pestana de Ijuí (http://www.unijui.edu.br/content/view/4879/3935/lang,iso-8859-1/) denominada de “Memória das Urnas”. A mesma tem como objetivo resgatar a história das eleições municipais em Ijuí, desde 1890 aos dias atuais.
Facsimile do menu principal da Exposição Virtual do Museu Antropológico Diretor Pestana de Ijuí
Esta exposição virtual é um projeto experimental realizado pelos acadêmicos e acadêmicas matriculados no componente curricular Práticas de Graduação I, do segundo semestre de 2008, do curso de História: Alisson da Silva Legonde, Andre Gabriel do Nascimento, Carlos Alexandre Oliveira Ávila, Charles Martin Ketzer, Daiane Pessoto Denes, Edilson Tome da Rosa, Emanuel Furini Fiúza, Fabiano Schultz Hildebrandt, Gabriel Woitchumas Kryszczun, Graciele da Rosa, Jeovani Rodrigues Jacques, Leomar Borba Medeiros, Tiago de Cordova e Vânia Kusiak, do Departamento de Ciências Sociais da UNIJUI. Sob a coordenação de Belair Stefanello e Juliana Portolan Amaral, funcionárias do Museu Antropológico Diretor Pestana e da professora Sandra Maria do Amaral.
A exposição resgata várias fotos históricas de dezenas de candidatos nas eleições durante todos os 120 anos de história de Ijuí. Exemplo disso é a foto acima onde aparece o comerciante e Intendente Antonio Soares de Barros - o Cel. Dico em pleno comício no início do século XX  O trabalho inclui uma galeria de todos prefeitos e lideranças de Ijuí, além de fotos e propagandas políticas de candidatos a prefeito e a vereadores em cada eleição.

Cidade de Ijuí tem mais de 78 mil habitantes

A população de Ijuí em 2010 é de 78.916 habitantes. Este é um dos dados do relatório que foi apresentado pelo Censo do IBGE em ato desenvolvido ontem à tarde no Salão Farroupilha, da prefeitura. O número foi atualizado em relação ao levantamento publicado no Diário Oficial da União no dia 4. O coordenador de subárea do Censo 2010, Valério Neumann, fez um raio X do município de Ijuí, que aparece com uma população concentrada em 91% na zona urbana, contra um percentual de 9% da zona rural. Os dados revelados por Neumann indicam que atualmente existem 26.781 domicílios ocupados em Ijuí. Em contrapartida, existem 1.673 domicílios vagos e outros 728 de uso ocasional, ou seja, aqueles ocupados por estudantes ou por pessoas que não residem permanentemente no município. "Temos um constante e intenso crescimento do número de unidades domiciliares, do número de edificações, mais de 1.700 unidades em relação à contagem de 2007", revela Neumann. Outro dado apontado pelo censo é de que 31 domicílios são considerados improvisados, ou seja, não são para habitação, mas os proprietários vem utilizando com esta finalidade.
O número de moradores de domicílio foi outro ponto importante apontado pelo representante do IBGE. O censo 2010 revela que existe uma média de 2,95 moradores por domicílio em Ijuí, contra 3,68 indicados em 1991. É por isso que o crescimento das construções não corresponde a um crescimento populacional. "Apesar de termos um número crescente de  domicílios isso não se reflete na mesma marcha no total da população, por causa da média de moradores por domicílio que caiu 0.93 , destacou.
Valério Neumann alertou ainda durante o encontro que aumentou consideravelmente a população com mais de 50 anos e que diminuiu a população na faixa etária de zero até 9 anos. O número de ocupantes de domicílios que possuem até 3 anos, é de 3,37%,enquanto que o número de moradores acima de 69 anos fica em 6,82%.
Neumann considera que os dados apresentados são um reflexo fiel da atualidade em Ijuí. Apesar de estar correndo o prazo de 20 dias para que as prefeituras apresentem recursos contestando os dados do Censo, Ijuí não deve recorrer dos números preliminares publicados. Nesse caso, os dados divulgados devem ser oficializados no dia 27.  Ele informa que a pessoa que porventura não tenha sido cadastrada tem até o dia 21 pode ligar para o 0800-721-8181 ou acessar o site www.censo2010.ibge.gov.br.

Municípios da Amuplam não vão registrar alteração de repasse no FPM

Os municípios da Amuplam apresentaram variações populacionais positivas e negativas, segundo os números oficiais preliminares do Censo 2010. Porém os números não vão surtir efeito nos coeficientes que determinam os repasses de recursos federais, como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que tem por base o número de habitantes dos municípios, calculado de acordo com faixas específicas.
Houve municípios que apresentaram crescimento. Outros, porém, decresceram, mas nenhum sofreu impacto direto nas finanças municipais. Ijuí vai manter o coeficiente (2.6) e não alcançará o sonho de chegar a um novo patamar no bolo tributário federal. A troca de coeficiente para 2.8, poderia representar 1,2 milhões a mais para Ijuí.  Mas para isso, faltaram 2.589 habitantes.
Ijuí é a cidade com maior população da região. Está na frente de Santo Ângelo (76.147 habitantes), Santa Rosa (68.573) e Cruz Alta (62.800). A cidade que mais cresceu foi Santa Rosa (6,5%). A cidade que mais recuou foi Bozano, com um decréscimo populacional de 4,36%. Os números consideram a variação em relação aos dados preliminares do Censo e a Contagem de 2007.
No Rio Grande do Sul, em comparativo ao número de habitantes estimado em 2009, o Censo 2010 registra queda de 3,1% na população. O levantamento aponta que 275 municípios gaúchos têm menos moradores do que 10 anos atrás., ou seja, 55% do total. O RS tem a menor taxa de crescimento populacional do país. Com um incremento de 3,8%, índice semelhante às médias dos países europeus, revelando uma tendência dos países emergentes. Dos 10 municípios que mais cresceram no Estado, seis são do Litoral Norte. Na lista, Xangri-lá, Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Imbé, Cidreira e Capão da Canoa.

Fonte: Jornal da Manhã de Ijuí, do dia 13/11/2010. Disponível em:  http://www.jmijui.com.br/noticia.php?id=526

Ijuí > Ontem & Hoje! - Edifício Scharnberg

Esquina da Rua 15 de Novembro com a rua do Comércio

domingo, 7 de novembro de 2010

Histórico da construção da Igreja Evangélica de Ijuí - "Igreja da Cruz" ou "Igreja do Relógio"!

As lutas e controvérsias na manutenção da construção da atual Igreja


De acordo com o blog “Polêmica” da Rádio Jornal da Manhã (http://polemicajm.blogspot.com/); site da Rádio Progresso de Ijuí (http://radioprogresso.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=26736:juiz-proclama-decisao-sobre-igreja-do-relogio&catid=21&Itemid=50); ong Defender (http://www.defender.org.br/ijuirs-justica-determina-restauro-de-templo/) parece estar próximo do fim a celeuma instalada no caso da Igreja do relógio em Ijui. A questão que tramitava na justiça a dois anos teve decisão na quinta-feira, dia 04/11/2010, quando o juiz da 3ª Vara  Civel Nasser Hatem sentenciou a necessidade de os réus, no caso da prefeitura e da Comunidade Evangélica a restaurar a igreja mantendo as características estruturais hoje existentes no templo religioso. 


Segundo a decisão do juiz, estas obras que vão abarcar tanto a parte interna quanto externa precisam obedecer os critérios e parâmetros normativos e técnicos concernentes à intervenção num prédio de valor histórico,cultural, artístico e arquitetônico, a fim de que a estrutura original seja preservada.
Na mesma ação, o titular da 3ª Vara Cível também determinou que o executivo municipal instaure processo administrativo para que este mecanismo culmine, no prazo máximo de um ano, com a decisão de tombar ou não este imóvel tradicional da Colméia do Trabalho.
 Portanto, de acordo com a sentença o município e a comunidade religiosa tem 30 dias para elaboração de um novo projeto, com multa de três mil reais por dia de atraso a determinação judicial. A ação ainda tramita em julgado, e há possibilidade de defesa. 

Histórico das discussões e causas do impasse jurídico 


O projeto inicial de reforma apresentado pela Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil - IECLB mantém a torre frontal e a parte do altar, nos fundos, propondo a demolição e construção do corpo da igreja em tamanho maior. Os defensores dessa proposta chegaram a coletar diversas assinaturas de apoio ao projeto. Já o Conselho Municipal de Cultura de Ijuí (Comuci), que retomou os projetos de preservação do patrimônio histórico e cultural do município, defende a preservação da Igreja por seu ‘significativo valor histórico e cultural’. Segundo a presidente do conselho, Leonilda Preissler, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) também emitiu parecer recomendando a restauração do templo pelo seu valor histórico.
Sem alvará do Corpo de Bombeiros, nos últimos anos a Igreja da Cruz deixou de ser utilizada para as celebrações, que ocorrem no Centro Evangélico. O prazo de 30 dias estabelecido para que a comunidade evangélica dê início à restauração é o mesmo tempo que o Executivo tem para proceder o tombamento do prédio.

Resgate histórico da construção da Igreja Evangélica de Ijuí

Quando se vê uma grande discussão judicial sobre a restauração ou não de um cartão postal, patrimônio cultural e religioso de Ijuí, mesmo que ainda não oficialmente, gostaria de trazer a tona um pouco da história da construção da Igreja Evangélica de Ijuí “do relógio”, como é mais conhecida. Nossa fonte de pesquisa é o livro comemorativo  lançado em setembro de 1979, anunciando as festividades no ano seguinte (1980) dos 85 anos da Comunidade Evangélica de Ijuí, RS,  fundada em 1895.
O livro  foi organizado pelo professor Alexandre Heim, e segundo ele informa no prefácio, “o presente trabalho estava estruturado em duas partes: a primeira, uma tradução quase literal da ‘Tentativa de uma Apresentação Histórica’da Comunidade Evangélica de Ijuí, de autoria do ilustre antropólogo e jornalista Dr. Martin Fischer...; a segunda, um relato dos acontecimentos mais significativos da nossa Comunidade, de 1964 até a atualidade (1979)”.
O primeiro artigo, escrito pelo Dr. Fischer na verdade foi publicado, inicialmente em língua alemã, quando da Festa do Cinqüentenário da Igreja da Cruz, como também é conhecida a Igreja Evangélica de Ijuí, centro. No prefácio escrito pelo autor em 8 de maio de 1964, o mesmo  informa que por não existirem documentos originais e oficiais dos primeiros 15/20 anos de trabalho da Igreja (destruídos durante a I Guerra Mundial) ele precisou escrever seu artigo baseado num “estudo minucioso da literatura correspondente e pesquisa em jornais e registros locais.... A tarefa, então, não consistia mais em redigir uma história da Comunidade Evangélica de Ijuí, mas em reunir e pôr a salvo tanto quanto possível do indireto material da consulta disponível, para um futuro relato histórico, antes que essas fontes indiretas de pesquisa ‘secassem’, fossem ‘soterradas’ou simplesmente desaparecessem”.
Nosso espaço aqui, no momento, não é registrar ou transcrever o início ou a história completa da Comunidade Evangélica de Ijuí. Queremos aqui apenas recuperar, registrar e socializar algumas informações escritas pelo Dr. Martin Fischer e pelo professor Alexandre Heim sobre todo o movimento comunitário, o contexto da época, e toda a caminhada em prol da construção, e manutenção do principal templo religioso dos evangélicos de Ijuí, isto é, a Igreja da Cruz ou “do relógio”.
Para tanto vamos recortar e trazer aqui alguns trechos (fac-simile) publicados no livro, editado pela então Gráfica Michaelsen, intitulado “Comunidade Evangélica de Ijuí. 85 anos, 1895-1980”.

No princípio!

A Comunidade Evangélica iniciou suas atividades oficialmente na então “Colônia de Ijuhy” no dia 19 de janeiro de 1895.  Foi somente na gestão (1903-1912) do Pastor Hermann Rosenfeld que se iniciou os preparativos e o movimento para a construção do templo principal dos evangélicos da Colônia.

Lançamento da Pedra Fundamental da Igreja da Cruz, em 7 de janeiro de 1909
Assim, de acordo com o livro comemorativo dos 85 anos da Comunidade Evangélica, e artigo escrito pelo dr. Martin Fischer, através da ousadia – para a época – do Pr. H. Rosenfeld foi lançado festivamente, a 7 de janeiro de...

Festa da Cumeeira (Richtfest) da Igreja da Cruz, em 1912
Outro aspecto da Festa da Cumeeira (Richtfest), em 1912
Flagrante dos serviços de reforma e pintura para a comemoração do 85o aniversário - 1979

Comunidade Evangélica completou 115 anos no dia 19 de janeiro de 2010.

O Portal Ijuhy.com fez uma excelente e completa reportagem histórica sobre todo trabalho e presença da Igreja de Confissão Evangélica Luterana de Ijuí. 
No site há muitas fotos que mostram todo trabalho desenvolvido durante mais de século. Acesse:

domingo, 31 de outubro de 2010

Capital social e padrões de participações político-social em Ijuí

 O artigo “Capital social e padrões de participações político-social em Ijuí, RS”, foi escrito pelo professor Dejalma Cremonses (http://www.capitalsocialsul.com.br/capitalsocialsul/). O trabalho (disponível em sua íntegra em: http://br.monografias.com/trabalhos915/capital-social-padroes/capital-social-padroes.shtml
O objetivo desta pesquisa foi examinar os níveis de participação político-social do município de Ijuí – Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. A hipótese principal é que práticas cada vez menos recorrentes de ações cívicas (participativas, associativas e de confiança) entre os membros da comunidade nas últimas décadas constituem a principal causa da variação negativa do capital social do município. O referencial teórico e metodológico utilizado nesta tese segue a abordagem do capital social, proposta por Robert Putnam. A segunda parte deste estudo analisa os resultados do survey aplicado no ano de 2005 (400 entrevistas). A comparação longitudinal entre o survey 2005 com o de 1968, indica o declínio de manifestações cívicas com a diminuição da participação política convencional; altos índices de desconfiança; redução do associativismo e cooperação. Estes resultados comprovam a hipótese central da variação negativa do capital social em Ijuí.
Ainda no plano teórico, segundo o autor destaca na introdução, este trabalho busca alcançar os seguintes objetivos específicos: a) tratar da análise teórico-prática da participação como pressuposto básico da democracia, fundamentada na teoria democrática, bem como avaliar os déficits da participação no contexto da democracia latino-americana e brasileira; b) estudar a variável participação no debate da cultura política e do capital social; c) avaliar os limites da participação na cultura política brasileira; d) revisar os estudos que tratam da participação político-social ao nível local, tendo como objeto de estudo o município de Ijuí, considerando seu passado histórico e sua cultura política; e) efetuar a abordagem conceitual das principais matrizes da cultura política (a matriz autoritária do coronelismo, do movimento integralista e da herança do trabalhismo); f) apresentar a Cotrijuí, o Movimento Comunitário de Base (MCB) e a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí, a Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado até a Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (FAFI/Fidene/Unijuí), como exemplos de capital social, instituições nascidas do espírito associativo e da participação da população ijuiense; e g) analisar o comportamento político e o capital social da sociedade ijuiense nos dias atuais.
No capítulo 4, apresenta-se a participação nas principais matrizes da cultura política de Ijuí, bem como trata-se da organização social e econômica do município. O objetivo do capítulo não é fazer uma história do município, mas traçar um rápido esboço do processo de formação e desenvolvimento local, para melhor compreender o quadro político existente. Para isso o capítulo foi dividido em três seções: a primeira localiza o município e apresenta aspectos gerais da população e da economia; a segunda seção trata da evolução histórica, social e econômica; e a terceira trata da evolução da cultura política de Ijuí, apresentando manifestações de coronelismo (nas administrações de Augusto Pestana e Antônio Soares de Barros), além de discutir as matrizes do integralismo e do trabalhismo no poder local.
No capítulo 5, trata-se das formas de participação político-social e capital social em Ijuí – uma comparação longitudinal entre os anos de 1960 e 2005. Apresenta-se o Movimento Comunitário de Base (MCB), a Cotrijuí e a FAFI/Fidene/Unijuí como exemplos de empoderamento comunitário nos anos de 1950 e 60 e, ainda, o comportamento político do ijuiense (perfil, percepção política, variáveis referentes ao capital social). O capítulo está dividido em quatro seções específicas: a primeira discorre sobre a Cotrijuí – exemplo de cooperação entre os produtores rurais; a segunda, apresenta o Movimento Comunitário de Base como exemplo de participação comunitária; a terceira, aborda a experiência da FAFI/Fidene/Unijuí como instituição de referência regional na questão da educação e inserção comunitária, além de ser mentora intelectual do processo participativo e cooperativo regional. A última seção apresenta os resultados do survey (2005), especialmente aqueles que se referem ao comportamento político e ao capital social do ijuiense.
O capítulo final (6) é dedicado à análise e a interpretação da investigação empírica da variação dos níveis de capital social (níveis de confiança, associativismo, cooperação e participação) dos cidadãos ijuienses, e aponta para as prováveis razões da variação negativa do capital social no município. O capítulo está dividido em três seções: a primeira apresenta dados que comprovam a erosão da sociabilidade do ijuiense; a segunda trata do declínio das manifestações da política convencional: e a terceira apresenta dados que demonstam a estagnação do PIB e do IDH do município de Ijuí. A comprovação destes dados foi possível a partir de pesquisa junto aos dados eleitorais do TRE, dados econômicos (IDH e PIB/per capita) do IBGE e da FEE, além dos dados comparativos entre os surveys aplicados em 1968 e 2005, e dos depoimentos de lideranças políticas, educacionais e comunitárias locais que comprovaram a variação negativa do capital social em Ijuí.
O e-mail de contato com o professor Dejalma Cremonese que atualmente trabalha no Instituto de Sociologia e Política da Universidade Federal de Pelotas – UFPEL é: dcremo@uol.com.br
  Além deste artigo Dejalma Cremonese (que morou e foi professor na UNIJUÍ, entre os anos de 1998 até julo de 2009) escreveu outro importante artigo onde novamente a cidade de Ijuí é objeto de pesquisa e análise. Chama-se Capital social e educação: a experiência de Ijuí, RS”. O mesmo também está disponível em nosso blog

O dia em que o São Luiz superou os donos da terra!


Sob o título: “O dia em que o São Luiz superou os donos da terra!” temos um excelente artigo e pesquisa histórica feita por Maurício Brum (disponível em: http://ilusionando.wordpress.com/2010/03/06/o-dia-em-que-o-sao-luiz-superou-os-donos-da-terra/, o qual descreve com muita emoção o grande jogo amistoso e a vitória monumental do Esporte Clube São Luiz de Ijuí por 1 x 0 diante do campeão mundial Club Atlético Peñarol de Montevidéu, Uruguai, no dia 19 de outubro de 1973, quando Ijuí comemorava os 83 anos de fundação do município.

A certeza de um grande jogo, estádio da baixada lotado e a presença de grandes craques em Ijuí era manchete no jornal Correio Serrano do dia 16 de outubro de 1973. 

O E. C. Penharol era então duas vezes campeão mundial de inter-clubes, 31 vezes campeão do Uruguai, e possuía ainda três títulos sul americanos.
O investimento na época custou 5,7 mil dólares para trazer os “carboneros” e a seleção olímpica do Uruguai.

sábado, 30 de outubro de 2010

Hino do Esporte Clube São Luiz de Ijuí


Hino oficial do Esporte Clube São Luiz de Ijuí.

Hino do São Luiz, executado pela primeira vez em público na noite de 29 de maio de 2009.

GLORIOSO SÃO LUIZ

Autores: Carlos Alberto Litti Dahmer e Antônio Olesiak


O futebol une a nossa gente
Sempre na mesma emoção
Glorioso São Luiz
Clube do meu coração
Ijuí, terra das etnias
De um povo bravo e forte
Sempre lutando com raça
Pelo bem do nosso esporte


Avante, São Luiz, avante
Alvirrubro guerreiro
A nossa torcida inflama
Este Rio Grande inteiro


A terra vermelha matiza
Na cor do teu belo brasão
E a valentia do nosso povo
Contagia o teu pavilhão
Nas águas divinas do Ijuí
Batizo a minha esperança
De te ver glorioso São Luiz
Trilhando vitória e pujança


Avante, São Luiz, avante
Alvirrubro guerreiro
A nossa torcida inflama
Este Rio Grande inteiro


  Publicado em: 29 de maio de 2009.
- Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=W9-w-YDqLC8

Capital social e educação: a experiência de Ijuí - RS

O artigo “Capital social e educação: a experiência de Ijuí, RS”, foi escrito pelo professor Dejalma Cremonses (http://www.capitalsocialsul.com.br/capitalsocialsul/). O trabalho (disponível em sua íntegra em: http://br.monografias.com/trabalhos915/capital-social-educacao/capital-social-educacao.shtml#resumoa) está dividido em três seções específicas. A primeira trata da evolução do conceito “capital social” a partir da obra “A democracia da América de Tocqueville”. (A democracia na América, 1962) até Robert Putnam (Comunidade e demo­cracia: a experiência da Itália Moderna, 2002) na tradição da Ciência Política. Isso porque, embora o autor não tenha citado tal conceito, é possível perceber o “espírito” do capital social presente entre a sociedade norte-americana em meados do século XIX. No século XX, Hanifan cita o conceito pela primeira vez e, a partir dos anos 60 e 70, o conceito entra em evidência, principalmente com os estudos de Putnam. A segunda seção apresenta uma breve descrição do município de Ijuí, localizado no Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (evolução histórica) para, na última seção, tratar de aspectos ligados à educação e a relação com níveis de civismo (capital social) entre os ijuienses.
 Através de uma pesquisa empírica (análise dos resultados do survey, 2005) será comprovada a hipótese de que os níveis de civismo (conança, cooperação, participação) de uma comunidade dependem dos níveis de escolaridade dos mesmos. Ou seja, quanto maior o grau de instrução das pessoas, maior o grau de civismo das mesmas.
  O e-mail de contato com o professor Dejalma Cremonese que atualmente trabalha no Instituto de Sociologia e Política da Universidade Federal de Pelotas – UFPEL é: dcremo@uol.com.br
  Além deste artigo Dejalma Cremonese (que morou e foi professor na UNIJUÍ, entre os anos de 1998 até julo de 2009) escreveu outro importante artigo onde novamente a cidade de Ijuí é objeto de pesquisa e análise. Chama-se “Capital social e padrões de participação político-social em Ijuí, RS”. O mesmo também está disponível em nosso blog.

domingo, 3 de outubro de 2010

Testemunho do grande ataque de gafanhotos no município de Ijuhy e adjacências em 1917


No Blog denominado “Sobre a Colônia Leta do Rio Novo – (1892-1953)“  há um relato e registro histórico de uma carta de 1917 de um imigrante da Letônia que morava na Colônia Rio Novo, Orleans, SC,  (e que tinha algum contato com a recém-fundada Colônia de Ijuhy). Na mesma e de forma pessoal/familiar escreve para um amigo seu que morava no Rio de Janeiro, RJ, contando em detalhes “fotográficos” como foi, e os estragos causados, pelo grande ataque de gafanhotos nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. E também na então Colônia de Ijuhy,  “e suas adjacências”.

OS PRIMEIROS IMIGRANTES DA LETÔNIA

A primeiras leva de imigrantes da Letônia que chegaram no Brasil, no final do século 19 e início do 20, se fixaram em Santa Catarina, por volta de 1892. Inicialmente, ao longo do rio Novo, Orleans, então município de Tubarão, aos pés da Serra de São Joaquim. Ali esses primeiros imigrantes também fundaram sua colônia e organizaram aquela que seria uma das primeiras Igrejas Batistas em solo brasileiro.
A restituição da história da Colônia Leta do Rio Novo somente hoje é possível segundo a autora do Blog pelo fato que inúmeras cartas escritas pelos primeiros imigrantes locais e enviadas para outro familiar/amigo no Rio de Janeiro foram guardadas através dos anos, e hoje foram tornadas públicas. Ela explica: “... A história começa (como costuma acontecer) com um filho que sai de casa. Em 1917 meu tio-avô Reynaldo Purim (...), tio do meu pai, deixou o Rio Novo para estudar no Seminário Batista do Rio de Janeiro. Mais tarde ele se tornaria pastor, doutor e se provaria o grande intelectual (solteirão) da família, mas esta é outra história. De especial interesse para a reconstituição da história da Colônia está em que, durante décadas, meu tio Reynaldo (o métodico, o obsessivo — graças a Deus) arquivou as cartas que lhe mandavam, do Rio Novo para o Rio de Janeiro, os familiares e amigos que deixara para trás na Colônia.
Há anos meu pai, V. A. Purim, (nem tão métodico, mas igualmente obsessivo) vem trabalhando para resgatar do esquecimento esse material, convicto do indizível valor do que tem para contar. Não é um trabalho fácil, porque se tratam de cartas em sua maior parte manuscritas, em sua maior parte em língua leta, escritas por diversos personagens com estilos próprios, em suas próprias caligrafias, ao longo de um período de décadas. Meu pai as traduz uma a uma, em ordem cronológica, e a partir de sua própria experiência na Colônia insere indispensáveis notas de rodapé...”.

RELATO DE UM ACONTECIMENTO HISTÓRICO NA “IJUHY” DE 1917

Entre inúmeras cartas transcritas no Blog temos a de Robert Kavin  que escreve para Reynaldo Purim . A data da mesma é de 8 de novembro de 1917. O título dado a mesma é “muita gente perdeu tudo”.  Robert Kavin não era um morador/imigrante da Letônia na recente Colônia de Ijuhy.[1] Mas, não há dúvidas que ele tinha contato, familiares, amigos seus que vieram morar em nossa cidade, e através deles soube do acontecido, e sobre o qual escreve para seu amigo Reynaldo Purim, então residente no Rio de Janeiro, RJ.

Eis a seguir a íntegra de seu relato publicado no blog:

“... Provavelmente já tens notícia através de jornais de que na Província do Rio Grande do Sul foram literalmente destruídas diversas colônias, inclusive Ijuhy [Ijuí] e suas adjacências.
 A quantidade de gafanhotos seria tanta que o tráfego ferroviário estaria interrompido nas serras daquela província; aqui nas serras a espessura das camadas de gafanhotos seria mais de um metro, diante do que os serranos com suas tropas não conseguiriam prosseguir, etc.
Na semana do dia 23 de outubro (de 1917) começaram as primeiras revoadas. Muitos não pousavam, mas, todos dias passava uma nuvem de gafanhotos: um dia maior, outros dias menor. Os que pousavam eram um tanto medrosos e às vezes levantavam, saíam voando alto e iam embora. Mas havia aqueles que ao serem espantados somente mudavam de lugar. Nunca na minha vida tinha visto tantos gafanhotos. Eles devoraram grande parte do milharal e seis litros de feijão plantado; ainda bem que sobrou a maior parte, pois muita gente perdeu tudo.
No domingo, último dia de outubro, eu ia para o Rio Laranjeiras, passando pelo baixo Rio Novo, quando passaram nuvens de gafanhotos atravessando o rio. Quando cheguei na terra dos Paegles tinha ainda mais, e naquele trecho do lado do mato tinham pousado e estavam se aprontando para por ovos. Mas dentro da mata virgem não tinha nenhum.
Tendo atravessado a mata perto do morro onde mora o Leonardo, tinha ainda muito mais. Na beira do Rio Laranjeiras eram tantos que faziam barulho (com as asas e as pernas) que não se ouvia outra coisa. Ao redor da casa de Caciano eram muitos, e na maioria estavam agarrados um ao outro. Os filhos do Caciano tentavam debalde espantar, pois uma vez que estes levantavam vôo, outros tantos pousavam atrás. A tendência deles era ir para as partes mais baixas do terreno comendo tudo que havia de verde por frente. A grama dos pastos já não mais existe, e coitado do gado que não tem mais nada para comer: permanece imóvel.
Quando voltei subindo o Rio Laranjeiras a paisagem continuava cheia desses bichos. Atravessei o rio perto de onde alguma vez o Treimanis morou e subi aquele morro que subimos montados para visitar aquele conhecido teu e do Arthur, mas lá no alto não tinha nenhum.
Os brasileiros contaram que em Capivaras também lá passaram imensas nuvens de gafanhotos e pousaram e puseram ovos; quando o chão é cavado com uma enxada pode-se ver uma quantidade imensa de ovos, então calcule o estrago que vão fazer quando eclodirem em milhares de novos gafanhotos.
Também os de Rio Laranjeiras contaram sobre a chegada; segundo eles foi assustadora, devido à imensidão das nuvens de gafanhotos, comparável a uma tempestade assoladora que fez escurecer os céus e a terra. O pessoal de lá usou de tudo para tentar espantar e fazer que continuassem sua rota, e acham que conseguiram algum resultado.
Esta região é muito procurada pelos gafanhotos; começando pelo Rio da Prata até Araranguá, poucos lugares deixaram de serem incomodados por esses insetos. E agora tive noticias de que no Rio da Prata chegaram ainda mais. Também em Urussanga fizeram estragos terríveis por toda aquela área. No Barracão ficaram mais para desova do que no Rio Laranjeiras.
Dizem que no Rio Belo também foi demais. Em Palmeiras e Santa Clara também.
Soube também que perto de Campinas [Nota: o mesmo que Araranguá] grande quantidade destes bichos, ao voarem para o mar, terminaram por se afogar; agora os pescadores não podem mais ir pescar, pois se atolam até a cintura na camada de gafanhotos mortos que o mar devolve para as praias. Também temos notícias de Florianopólis, de que lá a quantidade de gafanhotos afogados foi tanta que o mar devolveu para as praias, chegando a uma camada de dois metros e meio de altura…
Ainda hoje está passando pequena quantidade deles, mas voando muito alto que dificilmente se vêem; fossem poucos não seria possível avistar. Ontem apareceu uma nuvem branca que se deslocava para os lados do Rio Pequeno e ia se afastando. Muita das serras, e não era outra coisa senão outra nuvem deles. O que mais pode acontecer só Deus sabe....”.


[1] Os Letos em Ijuí.  Segundo o historiador Ademar Campo Bindé:
 
      “Ijuí tornou-se a primeira colônia leta no Rio Grande do Sul. Segundo descreve o reverendo Frederico Linck na ‘Enciclopédia Rio-Grandense’, 5º volume, 1958, os letonianos ou letos foram atraídos para Ijuí, influenciados pelas narrativas dos agentes de colonização, que diziam ser a Colônia de Ijuhy muito parecida com a Europa. Os primeiros imigrantes letos que aqui chegaram, em 1892, vieram da Argentina, onde não estavam muito satisfeitos. Eram as famílias Aberkaln, Kuda, Kronberg, Ulrijis, Priede e Mikelson, que foram se radicar entre as Linhas 4, 5 e 6 Oeste. Pouco depois chegaram as famílias Sakis, Jahnis Sakis e Indrikis Paise, que foram ocupar colônias entre as Linhas 7 e 8 Leste, nas proximidades do rio Ijuí Grande...”.
Fonte: BINDÉ, Ademar Campos. As Etnias em Ijuí, Os Letos. Volúme 4, pp. 18-19. Ijuí, 2006.